Ad Code

Projeto de quilombolas leva atividades artísticas e culturais para cidade próxima a ST

 

Foto: Divulgação.

O projeto cultural "Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: a voz das histórias" acontece entre os dias 14 e 24 de janeiro. Será realizado um conjunto de atividades artísticas e culturais de intercâmbio entre as comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Brejo de Dentro e Gameleira, em Carnaíba, a 77 km de Serra Talhada.

O projeto cultural tem a participação do artista e contador de história africano, François Moïse Bamba, do país Burkina Faso, na África Ocidental. O artista vai conduzir a imersão com atividades artísticas e culturais para preservação do patrimônio imaterial local das comunidades.

Essa é a segunda edição do projeto de imersão cultural que teve início em 2020, com um trabalho de união entre as tradições orais da África Ocidental e do Sertão pernambucano. François Moïse Bamba é um dos contadores de histórias de maior reconhecimento na África Ocidental. Ele viaja o mundo como porta-voz das culturas tradicionais orais da região.

“Quando se tornou contador, François foi buscar o repertório no vilarejo de origem da família, coletando histórias do seu povo, os Sénoufo. É toda essa experiência do artista que vai guiar o processo que será realizado conjuntamente com as comunidades, que também tem uma riquíssima prática da oralidade, junto a lideranças e jovens da comunidade, conversaremos sobre como coletar histórias, iremos a campo à escuta das histórias, para depois trabalhá-las numa oficina de narração", explica Laura Tamiana, uma das idealizadoras do projeto e tradutora em cena.

Ao final do encontro será realizada uma grande roda de histórias, aberta ao público. “A proposta é valorizar e reativar essa prática da narração em contextos familiares e comunitários, que permitem a transmissão dos saberes e fazeres locais, além de munir os jovens e a Comissão Quilombola da arte da narração, pelo viés da prática oral africana, uma ferramenta potente na luta pelo seu reconhecimento”, explicou Karuna de Paula, co-idealizadora do projeto.

De acordo com os idealizadores do projeto, o passo seguinte será buscar caminhos para viabilizar a ida de integrantes das comunidades para participarem do Festival Internacional das Artes da Cena e dos Saberes Endógenos (FIASSE), organizado por Bamba anualmente em Burkina Faso na África Ocidental.

🎧 Escute à Web Rádio no topo do blog ☝️

🤝Patrocine o Blog e Web Rádio Luciana Rêgo: (87) 99617-3419.

💻🤳📱Leia mais notícias do Blog.

✌️Compartilhe e comente abaixo 👇

Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu