![]() |
Foto: Reprodução do WhatsApp. |
Na noite sexta-feira (22), chuvas de meteoros úrsidas puderam ser vistas em Serra Talhada, bem como em outras cidades/estados do Brasil. O feito já estava previsto para os dias 22 e 23 de dezembro deste ano. Esse fenômeno geralmente é mais fraco, com aproximadamente cinco meteoros por hora, de acordo com o Royal Museums Greenwich.
Além disso, especialistas avaliam que o fenômeno não terá uma boa visibilidade em 2023, já que a lua estará crescente e com um percentual de iluminação de 89% em 23 de dezembro. A lua cheia deve durar até em 26 de dezembro às 19h33.
A chuva de meteoros Úrsidas é provocada por restos de poeira do Cometa 8P/Tuttle, à medida que ele passa pelo sistema solar em sua jornada ao redor do Sol a cada 13,5 anos.
Observar a chuva de meteoros Úrsidas precisa ser feito em local escuro. Observar o fenômeno não exige nenhum equipamento como telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do céu no período estará comprometida pela lua cheia.
O que é o fenômeno?
Chuva de meteoros é o nome dado ao fenômeno em que muitos meteoros (rochas espaciais) entram na atmosfera da Terra, segundo a Nasa.
A agência explica que à medida que a rocha espacial cai na direção da Terra, a resistência do ar sobre a rocha torna-a extremamente quente, e vemos uma “estrela cadente”.
Isso acontece com alguma frequência, porque à medida que um cometa se aproxima do Sol e parte da sua superfície gelada evapora, liberando partículas de poeira e rocha, que são detritos espalhados ao longo do percurso.
Assista aos vídeos abaixo no Canal Luciana Rêgo TV:
0 Comentários