Ad Code

Assim como no Anhembi, Serra Talhada, Lampião e o Cangaço são destaques na Sapucaí

Foto: G1.

Assim como no Sambódromo do Anhembi, Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero, o cangaço e o xaxado fizeram parte do enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (21). No início deste último domingo (19), a cultura serra-talhadense também foi apresentada a todo o Brasil através do desfile da atual campeã do Carnaval: Mancha Verde. (RELEMBRE AQUI).

A escola foi a quarta a desfilar, sendo transmitido ao vivo pela Rede Globo de Televisão, em que novamente, os serra-talhadenses puderam encher o peito de orgulho ao ver Serra Talhada em destaque para todo o Brasil. A serra-talhadense Doroteia Nogueira e a filha dos cangaceiros, Expedida Ferreira, desfilaram na avenida.

Com a digital influencer e ex-participante do reality show 'A Fazenda', da Record TV, Marina Ferrari como musa de bateria; atriz da Globo, Regina Casé como Maria Bonita e ator da mesma emissora, Matheus Nachtergaele, Lampião, a escola Imperatriz Leopoldinense abordou o tema: “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, inspirado nos cordéis, "A Chegada de Lampião no Inferno" e "O grande debate que teve Lampião com São Pedro", de José Pacheco.

Segundo o carnavalesco Leandro Vieira, o  enredo narrou a história de Lampião em forma de cordel, insinuando que quando ele morreu (em 28 de julho de 1938) foi para o inferno, sendo expulso pelo diabo, já que ele (o diabo) não "queria concorrência", indo o cangaceiro buscar "refúgio" no céu, que também não foi aceito. Em toda essa história, Virgulino Ferreira "reencarnou" na sanfona de Luiz Gonzaga, metáfora para afirmar que o 'rei do caganço' permanece 'vivo' para a cultura nordestina. A escola desfilou com cinco carros alegóricos, dois tripés e três mil componentes.

A apuração das notas dos desfiles de São Paulo acontecerão nesta terça-feira (21) às 16h, já a do Rio de Janeiro, serão na quarta-feira de cinzas (22), no mesmo horário. Toda a cidade de Serra Talhada fica na expectativa das vitórias das escolas Mancha Verde, São Paulo e Imperatriz Leopoldinense, Rio de Janeiro, em que ambas homenagearam a cultura da Capital do Xaxado. Caso aconteça, as conquistas não serão apenas das escolas de samba, como também, de certa forma, da terra de Lampião (Serra Talhada).


Doroteia Nogueira, Fantasiada de Rainha de Ramos. Foto: Arquivo pessoal.










Fotos: G1 e Jornal Extra


*Assista ao desfile completo clicando aqui.

Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu