![]() |
Foto: G1. |
Assim como no Sambódromo do Anhembi, Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero, o cangaço e o xaxado fizeram parte do enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (21). No início deste último domingo (19), a cultura serra-talhadense também foi apresentada a todo o Brasil através do desfile da atual campeã do Carnaval: Mancha Verde. (RELEMBRE AQUI).
A escola foi a quarta a desfilar, sendo transmitido ao vivo pela Rede Globo de Televisão, em que novamente, os serra-talhadenses puderam encher o peito de orgulho ao ver Serra Talhada em destaque para todo o Brasil. A serra-talhadense Doroteia Nogueira e a filha dos cangaceiros, Expedida Ferreira, desfilaram na avenida.
Com a digital influencer e ex-participante do reality show 'A Fazenda', da Record TV, Marina Ferrari como musa de bateria; atriz da Globo, Regina Casé como Maria Bonita e ator da mesma emissora, Matheus Nachtergaele, Lampião, a escola Imperatriz Leopoldinense abordou o tema: “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, inspirado nos cordéis, "A Chegada de Lampião no Inferno" e "O grande debate que teve Lampião com São Pedro", de José Pacheco.
Segundo o carnavalesco Leandro Vieira, o enredo narrou a história de Lampião em forma de cordel, insinuando que quando ele morreu (em 28 de julho de 1938) foi para o inferno, sendo expulso pelo diabo, já que ele (o diabo) não "queria concorrência", indo o cangaceiro buscar "refúgio" no céu, que também não foi aceito. Em toda essa história, Virgulino Ferreira "reencarnou" na sanfona de Luiz Gonzaga, metáfora para afirmar que o 'rei do caganço' permanece 'vivo' para a cultura nordestina. A escola desfilou com cinco carros alegóricos, dois tripés e três mil componentes.
A apuração das notas dos desfiles de São Paulo acontecerão nesta terça-feira (21) às 16h, já a do Rio de Janeiro, serão na quarta-feira de cinzas (22), no mesmo horário. Toda a cidade de Serra Talhada fica na expectativa das vitórias das escolas Mancha Verde, São Paulo e Imperatriz Leopoldinense, Rio de Janeiro, em que ambas homenagearam a cultura da Capital do Xaxado. Caso aconteça, as conquistas não serão apenas das escolas de samba, como também, de certa forma, da terra de Lampião (Serra Talhada).
![]() |
Doroteia Nogueira, Fantasiada de Rainha de Ramos. Foto: Arquivo pessoal. |
*Assista ao desfile completo clicando aqui.
0 Comentários