![]() |
Foto: Reprodução/Rede Globo. |
Na madrugada deste domingo (19), por volta das 01h, a bicampeã das escolas de samba de São Paulo, Mancha Verde, desfilou no Sambódromo da Anhembi com o samba-enredo: Oxente! Sou Xaxado, sou nordeste, sou Brasil! O desfile foi uma homenagem ao cangaço, xaxado e forró, nas figuras de Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero e Luiz Gonzaga, que fizeram parte da história e convivência do cangaceiro (Lampião), mais precisamente a Serra Talhada, que foi citada inúmeras vezes no hino da escola.
O desfile contou com os anfitriões Doroteia Nogueira, a 'Cangaceira Rosa'; a empresária Maria Auricléa (Maninha); e os dançarinos do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Cleonice Maria, presidente do grupo, também esteve presente. Além dos serra-talhadenses, Expedida Ferreira, 90, filha única de Lampião e Maria Bonita, junta a quatro filhas e três netas, desfilaram com ela em cima do carro alegórico 'No Tempo do Cangaço' da escola de samba.
A Mancha Verde foi a terceira escola a desfilar e contou ainda com Paulo Serdan, presidente; André Machado, carnavalesco; Paolo Bianchi e Sérgio Sanzoni, diretores de carnaval; mestre Guma Sena, diretor de bateria; Marquinhos, Danilo e Bruno, diretores de harmonia; Fredy Viana, intérprete; Marcelo Silva e Adriana Gomes, mestres-salas e portas-bandeiras; atriz da Rede Globo, Viviane Araújo, rainha de bateria; e Duda Serdan, princesa de bateria. O desfile foi composto por onze alas, quatro carros alegóricos e 2.500 componentes.
Mesmo com a chuva, foi possível observar a grande torcida nas arquibancadas e componentes da escola animados, fazendo um belíssimo desfile que, com certeza emocionou, não só aos serra-talhadenses, mas todo o nordeste, em ter a cultura de Serra Talhada apresentada para todo o Brasil. "A gente vai atravessar a avenida contando um pouco da história do xaxado, que começou lá atrás em Serra Talhada, com Lampião e seu bando, e o quanto ele influenciou na cultura do nordeste. Vamos falar de fé através da figura de Padre Cícero e fechamos nosso desfile falando sobre Luiz Gonzaga, o quanto ele influenciou e quanto ele proliferou o xaxado em todo o Brasil", disse André Machado, carnavalesco da Mancha Verde em VT de apresentação, antes de começar o desfile.
XAXADO
Um dos ritmos do forró que surgiu em Serra Talhada na segunda década do século 20, o xaxado é uma dança de 'guerra' que é atribuída ao bando de Virgulino Ferreira (Lampião). Anos depois, o ritmo se tornou um patrimônio de Pernambuco.
![]() |
Expedita Ferreira, única filha de Lampião e Maria Bonita - Foto: G1. |
![]() |
Expedita desfilando no carro alegórico 'No Tempo do Cangaço', junta às filhas e netas - Foto: G1. |
*Fotos: JP Drone/Cabras de Lampião/G1/Rede Globo/Terra/Quem/SRZD.
VEJA MAIS VÍDEOS CLICANDO AQUI.
0 Comentários