Ad Code

Escolas do município promoveram caminhada pela Consciência Negra em Serra Talhada

Foto: Enviada pela educadora Cristiane Góis.

O município de Serra Talhada por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas da rede, promoveram, no período de 29 de outubro a 01 de novembro, ações relacionadas à consciência negra (data comemorativa que será no dia 20 de novembro), ao racismo, discurso de ódio, intolerância religiosa na perspectiva de erradicar o racismo em todas formas e natureza.

A caminhada trouxe também como objetivo promover a igualdade racial, sensibilizar acerca do racismo e valorizar a diversidade cultural, visando uma sociedade mais justa e antirracista. O evento empoderou a comunidade negra, incentivando o orgulho da herança, fortalecendo a autoestima de indivíduos afrodescendentes.

"O movimento negro é um conjunto de ações sociais que lutam contra o racismo em todas as suas formas, sejam elas estruturais, institucionais, recreativas e ou veladas. A Consciência de novembro é para valer o ano inteiro", disse a organização.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, sendo reconhecido, recentemente, como feriado nacional. Essa data tão importante foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência contra a escravidão dos povos afro-brasileiros durante o período colonial.

Logo, discutir a contribuição da cultura negra por meio de projetos da escola é algo cada vez mais atual e necessário. Promover projetos relacionados ao Dia da Consciência Negra é vital para transformar a escola em um espaço de diálogo sobre o racismo, o preconceito, os estereótipos e a discriminação.

Dessa forma, a escola incentiva a tolerância, a empatia e o respeito mútuo, pois o trabalho com a temática pode estimular os estudantes a questionarem as desigualdades raciais — desenvolvendo mais senso crítico.

DURANTE ESSA SEMANA AS ESCOLAS PROMOVERAM DIVERSAS AÇÕES COMO:

  • Oficinas Contação de história, pinturas, danças, brincadeiras e culinária africana;
  • Cartazes e produções textuais;
  • Contação de história sobre a Cultura afro-brasileira e africana;
  • Cinema Negro;
  • Palestras sobre racismo;
  • Feira da Cultura Negra;
  • Clube de leitura de autores negros;
  • Semana da representatividade.

Parceiros:

Prefeitura de Serra Talhada

Secretaria de Educação

Escolas da Rede municipal em nome da Martin Luther King Junior e Cônego Torres

Confira imagens enviada pela educadora Cristiane Góis ao Blog Luciana Rêgo:



























Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu