![]() |
Foto: Divulgação. |
No dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino. Oficializada por lei, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2009, a data foi escolhida em homenagem ao cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002).
Criada há 11 anos, a data foi uma proposição do Legislativo de São Paulo, que naquele 2009 decidiu homenagear o poeta cearense Patativa do Assaré, no centenário de seu nascimento e, junto com ele, todos os nordestinos. O povo da região é parte da construção do Brasil.
Nordeste é uma nação. São 57,7 milhões de pessoas com sotaques diferentes em cada um dos nove Estados da região. Distintos, mas unidos por uma força e um jeito peculiar. Um povo que representa quase um terço (27%) da população brasileira e que traz na sua história uma herança da luta, insurreição.
O dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região, fora do nordeste, com a maior concentração de nordestino em todo o país. Esta data homenageia a cultura nordestina e a diversidade folclórica típica da região Nordeste do Brasil, nos seus nove estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.
0 Comentários