Ad Code

Outubro Rosa: Conheça a 'Cangaceira Rosa', a serra-talhadense que venceu o câncer de mama


Foto: Blog Luciana Rêgo.

A serra-talhadense Doroteia Nogueira, de 63 anos, mais conhecida como Doroteia do Batukão ou Cangaceira Rosa, foi diagnosticada, no ano de 2007, com um câncer de mama, o que a deixou muito abalada; mesmo assim, ela não perdeu a fé em Deus e a confiança que um dia iria vencer essa batalha. Foi quando em 2012, após cinco anos de quimioterapias, recebeu o resultado da cura, o que a motivou ajudar às demais mulheres e homens que passaram e passam pela mesma situação.

A partir disso, ela levantou a bandeira para trabalhar em prol do alerta da prevenção dessa doença, conscientizando às mulheres a realizarem os exames preventivos do câncer de mama, principalmente neste período de campanha do Outubro Rosa.

A Cangaceira Rosa contou ao Blog Luciana Rêgo que sempre nesse período de prevenção ao câncer de mama, ela é convidada por empresas, participando de palestras sobre a importância do diagnóstico recente da doença, como também motiva àqueles que estão vivenciando este momento tão delicado.

Doroteia disse que é carnavalesca de coração, o que a fez desfilar, em 2016, pela Unidos da Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde homenageou o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes (in memorian). Ela brilhou na ala de literatura de cordel. A Cangaceira Rosa também já foi destaque nos blocos carnavalescos 'Cordão da bola preta', no Rio de Janeiro e 'Galo da Madrugada', em Recife.

Quanto às escolas de samba que irão homenagear a cultura de Serra Talhada, Mancha Verde (São Paulo) e Imperatriz Leopoldinense (Rio de Janeiro), Doroteia garante que quer desfilar pelas duas atrações carnavalescas em 2023: "Mesmo que eu não consiga parceiros, mas eu quero estar lá, porque a nossa cultura está lá, nosso sangue, nossa vontade", disse a Cangaceira Rosa entusiasmada.

A determinação de Doroteia é tão motivadora que chamou a atenção até do youtuber serra-talhadense Tiringa, em que esteve na sua casa nesta terça-feira (4), para falar sobre o seu projeto que incentiva várias pessoas em Serra Talhada e região.

Para contratar a Cangaceira Rosa para eventos e palestras, pode entrar em contato com ela, através do (87) 9.9804-0726.






Documentário produzido por Hícaro Nogueira e Carlos Sett sobre sua história de luta.






*Fotos cedidas pela professora aposentada e atriz, Doroteia Nogueira, a Cangaceira Rosa.

*Confira ao documentário clicando aqui.

Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu