![]() |
Foto: Imagem como ficará a obra. |
As obras do tão esperado Hospital Materno Infantil do Sertão de Pernambuco foram iniciadas nesta segunda-feira (29), em Serra Talhada, marcando um avanço histórico para a saúde pública do interior.
O projeto, tocado pelo Governo do Estado, está orçado em R$ 65 milhões, com prazo de entrega de 15 meses, e será batizado como Maternidade Socorro Godoy, em homenagem à mãe do deputado estadual Luciano Duque, falecida em 2021, aos 91 anos. A unidade, em Serra Talhada, ficará em frente ao Hospital Eduardo Campos (HEC), às margens da BR-232.
A iniciativa de nomear a unidade partiu da deputada estadual Socorro Pimentel, autora do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo ela, a homenagem “perpetua a memória de uma mulher que personificou o cuidado, o acolhimento e o compromisso com a vida — princípios que também regem a missão de uma maternidade pública”.
O deputado Luciano Duque não conteve a emoção ao comentar a notícia. “É com muita alegria que anuncio que começaram as obras do Hospital Materno Infantil, um sonho de Serra Talhada e de diversas cidades da região. E saber que o hospital será chamado de Hospital Socorro Godoy alegra ainda mais o meu coração e de toda a nossa família. Uma homenagem a minha mãe que dedicou sua vida à educação de tantas crianças”, destacou.
Com 150 leitos distribuídos em uma área de 13.895,21 m², a unidade terá foco no atendimento obstétrico e neonatal de média e alta complexidade, garantindo cuidado humanizado e especializado.
O hospital busca reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, além de descentralizar os serviços de saúde, evitando que gestantes precisem se deslocar para cidades como Recife, Vitória de Santo Antão ou Caruaru.
Ao todo, serão mais de R$ 120 milhões em investimentos, somando recursos da obra e equipamentos. Para Duque, o início da construção é uma vitória coletiva: “Vai atender toda a macro regional — Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó —, nossas mulheres terão um hospital de qualidade aqui, no Sertão. É o compromisso do governo com a interiorização da saúde”, ressaltou.
A Maternidade Socorro Godoy representa não apenas uma conquista de infraestrutura, mas também o fim de um ciclo doloroso para muitas famílias sertanejas que, ao longo dos anos, sofreram com a falta de atendimento especializado.
Agora, nasce um sonho que promete transformar a vida de mulheres e crianças em todo o interior pernambucano.
0 Comentários