Governadora Raquel Lyra em Triunfo e o ex-deputado estadual, natural de Serra Talhada, Augusto César e a esposa dele. - Foto: Hesíodo Góes/Secom. |
O Festival Pernambuco Meu País aconteceu, neste final de semana passado, entre 16 a 18 de agosto de 2024, em Triunfo, no Sertão do Pajeú. A governadora Raquel Lyra participou do evento, em que comandou a noite de abertura, na sexta-feira (16), com apresentações de Mombojó, Gerlane Lops e Jorge Aragão. Entre o sábado (17) e o domingo (18), se apresentaram Banda Labaredas, Lucy Alves, Toni Garrido e Biquíni.
A programação diversa do Festival atrai o público de outras cidades, que aproveitam os shows que passam pelo palco principal, instalado no Pátio de Eventos Maestro Madureira, no Centro da cidade, e nos 11 polos descentralizados que contemplam diferentes linguagens artísticas, como literatura, circo, artes cênicas e fotografia, por exemplo.
A enfermeira Andrea Ribeiro, de 37 anos, mora em Serra Talhada e aproveitou para curtir os shows na companhia da família. “Moramos aqui na região e gostei muito de poder ter vários artistas tão pertinho de nós. Viemos aproveitar o Festival, mas também o clima único de Triunfo”, comentou.
O ator Deyvson Alves, que participou da encenação do Centro de Criação Galpão das Artes no município de Pesqueira e, agora, em Triunfo, comemorou a consolidação do Festival no calendário cultural do Estado. "O festival é uma forma de manter viva a nossa cultura, mostrando e valorizando o que nós temos de melhor", afirmou.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, destacou que o Festival busca valorizar a manifestação cultural de cada cidade. “Em todos os municípios por onde passa o Festival, temos uma programação específica que conversa com a cultura local. Então, aqui em Triunfo, tem os caretas, que se apresentaram em um grande cortejo, junto com outras agremiações de todo o Estado. Essa é uma grande chance de ver representada nossa cultura tão pulsante”, disse.
As próximas cidades que receberão o Festival são Arcoverde, entre os dias 23 e 25, e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.
POLICIAMENTO - Para reforçar a segurança de moradores e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) preparou um esquema especial de policiamento, com 408 servidores. Diversos polos espalhados pelo município contaram com a presença efetiva dos integrantes das forças de segurança do Estado.
Estiveram presentes na noite de abertura os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Juliana Gouveia (interina da Mulher) e Ana Luiza (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha). Também participaram o presidente da Adepe, André Teixeira, e a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
0 Comentários