Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação. |
Os dados trazem um alerta: um em cada quatro acidentes com queimaduras atendidos pelo CBMPE (Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco) acontece durante o período de festas juninas. As estatísticas, que são de 2022 e 2023, mostram a importância dos cuidados preventivos, já que uso intensivo de fogos de artifício e a montagem de fogueiras favorece a incidência de ocorrências provenientes de queimaduras térmicas.
As lesões provocadas podem ser de 1º, 2º ou 3º grau, atingindo desde a camada superficial da pele até músculos e ossos. Além disso, há ainda o risco de infecção e hipotermia já que a pele serve de barreira de proteção e de controle de temperatura do corpo humano.
Diante dessa situação, o CBMPE instrui a população sobre os cuidados a serem observados durante o período junino e o que fazer, caso algum acidente aconteça. Os adultos devem redobrar a atenção com as crianças.
FOGOS DE ARTIFÍCIO:
Adquira-os apenas em locais autorizados e certifique-se de comprá-los em estabelecimentos licenciados e que sigam as normas de segurança.
Leia as instruções antes de usar qualquer tipo de fogo de artifício e não manuseie próximo ao rosto ou corpo.
Crianças devem ser supervisionadas o tempo todo e não devem manusear fogos de artifício.
Por fim, não manipule fogos de artifício se tiver consumido bebidas alcoólicas.
FOGUEIRAS:
Escolha um local seguro, longe de árvores, postes, fios elétricos e materiais inflamáveis.
Use apenas lenha seca e evite o uso de combustíveis líquidos, como álcool ou gasolina, para acender a fogueira e nunca deixe a fogueira sem supervisão, mantendo sempre um balde de água ou areia por perto para emergências.
CUIDADOS DURANTE A FESTIVIDADE:
Mantenha uma distância segura da fogueira e dos fogos de artifício.
Evite usar roupas de materiais sintéticos, que facilitam o alastramento do fogo.
Opte por algodão ou tecidos mais resistentes ao fogo.
EM CASO DE ACIDENTE:
Lave a área afetada com água corrente fria ou gelada por pelo menos 20 minutos.
Não coloque gelo, manteiga ou remédios caseiros sobre a queimadura e em casos mais graves, procure atendimento médico imediatamente.
Além das queimaduras, o uso incorreto de fogueiras e fogos de artifícios pode ocasionar outros acidentes como a inalação de fumaça e mutilação de membros.
Caso necessitem, o Corpo de Bombeiros estará à disposição através do número emergencial 193.
0 Comentários