Ad Code

Após morte de bebê, família e amigos realizam protesto e cobram UTI Neonatal em Serra Talhada

Foto: Enviada ao Blog Luciana Rêgo.

Na noite desta sexta-feira (14), familiares e amigos realizaram uma manifestação pacífica, em frente ao Colégio Municipal Cônego Torres, cobrando a instalação de uma UTI Neonatal na cidade de Serra Talhada, após a morte de Maria Cecília, que morreu precocemente por não receber o tratamento no local especializado, devida à falta desta unidade de terapia intensiva na Capital do Xaxado.

A falta de leitos e UTI pediátricas e neonatal na cidade tem feito muitas famílias sofrerem com a perda precoce, principalmente de recém-nascidos, por falta de cuidados imediatos.

No dia 01 de junho de 2024, Maria Cecília, filha de Janaína Araújo, moradora do bairro Bom Jesus, foi uma dessas crianças que teve sua vida interrompida em 24hs e, por este motivo, a sua família resolveu mobilizar a população para que outras mães não percam seus filhos por falta de uma unidade intensiva.

A mãe da criança relatou, em conversa ao Blog Luciana Rêgo que ela nasceu no dia 31 de maio de 2024 com insuficiência respiratória e cardiopatia. A mesma precisava de uma UTI Neonatal que não tem na cidade, então ficou internada no Hospital São Francisco, onde nasceu, sendo transferida ao Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam) para conseguir uma senha, a fim de ser encaminhada ao Hospital Barão de Lucena, em Recife, onde um pediatra a acompanharia.

Porém, de acordo com Janaína, o atendimento no Hospam foi péssimo, em que ela foi barrada na porta, informando a mãe, ao Blog Luciana Rêgo, que o pediatra que se encontrava de plantão, não quis atender a criança. A mesma foi conduzida pelo SAMU à esta unidade de saúde, e o oxigênio que estava nesta ambulância, que fez a condução da bebê, já estava quase no fim, e só conseguiram atendimento no hospital por causa do pediatra que acompanhava a sua filha no Hospital São Francisco, que chegou no momento.

Ao dar início ao atendimento, foi colocado o oxigênio na criança, mas não estava mais sendo suficiente. Momento em que entubaram a pequena. A mãe ainda falou que praticamente passou o dia todo procurando médico para poder acompanhar a filha, que infelizmente não resistiu e veio a óbito no dia 1° de junho de 2024, no Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM). Devido à esta fatalidade, a família pede providências aos órgãos competentes para que não aconteça o mesmo fato com outras famílias, e seja implementado, em Serra Talhada, UTIs Neonatais.

O PROTESTO

O protesto ocorreu na noite desta sexta-feira (14), com concentração no Colégio Municipal Cônego Tôrres e seguiu até o Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM). Neste local de parada, foi feito uma oração para Maria Cecília e as demais crianças que faleceram da mesma forma.

Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu