![]() |
Professor serratalhadense, Erbs Cintra ao lado do apresentador, Luciano Huck - Foto: Arquivo pessoal. |
O Professor e cientista, nascido no V Distrito de Serra Talhada, Lagoa da Pedra, que lidera um dos maiores projetos de combate à fome no Brasil, foi Premiado como Pesquisador Destaque na X Edição da Brazil Conference, que ocorreu entre os dias 06 e 07 de abril de 2024, na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology), em Boston, nos Estados Unidos.
Após uma jornada marcada por superação, onde liderou diversas iniciativas que impactaram positivamente milhares de vidas, como a construção do Campus Serra Talhada do IF Sertão Pernambucano, o professor Erbs Cintra tornou-se o primeiro Diretor-Geral da instituição (2014), dedicando-se incansavelmente para realizar esse sonho do povo. Além disso, ele desempenhou um papel fundamental em várias outras iniciativas na rede federal de educação profissional e tecnológica no nordeste do Brasil.
Agora, seu trabalho humanitário no combate à fome através do Projeto “Nas Ramas da Esperança - alimentos biofortificados como estratégia de combate à fome”, iniciado em 2010, ganha reconhecimento internacional pelos impactos sociais promovidos na vida de milhares de famílias pelo país. Este projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), com o apoio da Rede BioFORT de alimentos biofortificados e da Fundação Banco do Brasil, tem como objetivo oferecer esperança e soluções concretas para enfrentar a fome que assola diversas famílias pelo país.
Com objetivos claros de promover a segurança alimentar e nutricional, o Projeto "Nas Ramas da Esperança" alcança atualmente 10 estados do país e mais de 150 municípios (já alcançou mais de 10 mil agricultores de Norte e Sul do Brasil), levando alimentos biofortificados e conhecimento sobre nutrição para as populações mais vulneráveis. Seu impacto vai além do fornecimento de alimentos, abraçando também a educação alimentar e o empoderamento das comunidades para que possam cultivar, preparar e consumir alimentos mais nutritivos, contribuindo assim para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para todos.
Com a premiação internacional, as ações do projeto ganharam outra dimensão com possibilidades de parcerias internacionais, gerando impactos globais na promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuindo significativamente para a superação da fome. Atualmente, Erbs é Professor do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina - Zona Rural, em Petrolina.
Veja imagens:
0 Comentários