Foto: Sérgio Hernandes. |
No final da tarde desta terça-feira (23), o médico Cícero Jânio, que também é Sargento da Polícia Militar do Ceará, deu voz de prisão ao YouTuber Sérgio Hernandes, alegando não ter autorizado a filmagem e o uso de sua imagem na reportagem em que o repórter estava realizando uma exposição sobre uma denúncia contra o profissional, que deixou pacientes esperando por mais de 10h para receberem atendimento na Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, que funciona no centro de Serra Talhada.
Incomodado com a cobrança e com a cobertura da imprensa do episódio, o médico nitidamente tenta intimidar o profissional, que manteve-se calmo. A Polícia Militar de Pernambuco teve que ser acionada para resolver a situação. O Blog Luciana Rêgo conversou com Tarcísio Rodrigues, diretor da Rádio Líder FM, que informou a não necessidade do encaminhamento do caso à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, já que o mesmo (o médico) chamou Sérgio para um acordo.
A Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, exerce função pública através da regulação do município de Serra Talhada (através do SUS); a legislação, diferente do que disse o médico, permite sim que ele seja gravado por qualquer cidadão, disse nota.
ENTENDA O CASO
O caso aconteceu depois que populares acionaram a reportagem da Rádio Líder FM para denunciar um caso de desrespeito e irresponsabilidade do médico Cícero Jânio.
Cerca de 40 pessoas se aglomeravam na frente da Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, no centro da cidade, à espera de um atendimento marcado para cirurgias de retiradas de sinais. Segundo os pacientes, a marcação era para 7 horas da manhã, mas só final da tarde, depois das 17 horas foi que o médico apareceu.
Já na chegada, o médico foi abordado pelo repórter e asperamente disse que não daria entrevista e adentrou à Casa de Saúde. O YouTuber, Sérgio Hernandes, continuou seu trabalho e tentou ainda falar com o profissional, em busca de uma justificativa para tal atraso.
Logo após, o médico passou a fazer ameaças ao YouTuber dizendo proibir a divulgação de sua imagem, algo que não havia sido feito, mas mesmo diante da afirmação do repórter de que não seriam publicadas sua imagem (o médico) como forma de intimidação deu voz de prisão ao repórter, e, sendo que não possui autoridade para tanto se disse sargento da PM do Ceará.
A direção da Rádio foi chamada e tentou liberar o repórter, mas o médico, usando de força, tentou impedir, e mesmo sendo alertado pela direção da Líder de que a PM do Ceará não tem jurisdição em Pernambuco, ele insistiu na tentativa de barrar o trabalho da imprensa.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EMITIU NOTA:
“Informamos que todo o procedimento para o atendimento dos pacientes foi programado via regulação, o atendimento por parte do profissional médico é da responsabilidade do mesmo, que deve se explicar sobre o atraso e o desconforto causado nos pacientes que esperaram quase o dia todo para serem atendidos.
A secretaria de saúde notificará o médico para prestar esclarecimentos e o real motivo do atraso. Podendo inclusive redesignar estas atividades para nossa rede credenciada, enquanto apuramos o caso.
Não compactuamos com esse tipo de comportamento”.
Lisbeth Lima, Secretária Municipal de Saúde de Serra Talhada.
ASSISTA AOS VÍDEOS:
0 Comentários