Foto: Assessoria Márcia. |
Um dos principais eventos culturais do Sertão pernambucano, a Cavalgada à Pedra do Reino, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra, neste domingo (28), no município de São José do Belmonte. Grande inspiração para o Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna, esta 29ª edição teve como tema 'De Pedra Bonita ao Reino Encantado' e fez um tributo ao compositor, sanfoneiro e cantor Paulo Batula.
O evento uniu, além da governadora, figuras políticas como a Prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado (PT) e alguns secretários; o deputado estadual, Luciano Duque; ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro; prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano; deputado federal, Carlos Veras, dentre outras autoridades.
Esta é a primeira vez que um chefe do Executivo estadual marca presença no evento. Para celebrar o momento, a governadora recebeu das mãos de Ieda Araújo, membra da Associação Cultural Pedra do Reino, que organiza a festa, um manto que representa a importância da festividade.
A Cavalgada à Pedra do Reino é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte. O Governo do Estado apoiou o evento com um aporte financeiro de R$ 170 mil, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
As atividades culturais que integraram a programação da festa começaram no dia 21 de maio. Ela se encerrou com a Cavalgada que parte do Castelo Armorial com destino à Serra do Catolé. No local, fica um dos monumentos mais importantes do festival, a Ilumiara Pedra do Reino, onde estão esculpidas imagens de santos e dos personagens imortalizados no romance 'A Pedra do Reino', do mestre Ariano Suassuna. A apoteose ocorreu com a chegada do Cortejo Real da Cavalgada ao Sítio Histórico da Pedra do Reino, seguido de apresentações culturais.
Assista ao vídeo abaixo (Reprodução do WhatsApp):
Fotos: Do WhatsApp e das Assessorias de Márcia Conrado e Raquel Lyra.
0 Comentários