Foto: Imagem/Reprodução. |
O Estado de Pernambuco começa, nesta segunda-feira (27), a vacinação de grupos prioritários com a utilização das vacinas bivalentes contra covid-19. Para o início das ações em Pernambuco, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) recebeu 194.400 mil doses da vacina bivalente, o que representa 24,3% do total de 800.454 mil doses que o governo federal pretende encaminhar para distribuição entre os municípios pernambucanos.
Na quinta-feira (23), foram distribuídas 185.430 mil doses para utilização nos grupos pertencentes à primeira fase, atendendo aos quantitativos solicitados pelos gestores municipais. No Estado, 774.446 pessoas pertencem aos grupos prioritários incluídos na fase 1 e estão aptos a receber a vacina bivalente.
Assim, Pernambuco tem a chance de começar a estratégia de vacinação atendendo 45% da população dos grupos prioritários contemplados na fase 1. Nos próximos dias, o Ministério da Saúde encaminhará mais doses da vacina bivalente para o Estado.
A formulação da vacina bivalente inclui a proteção contra a cepa original do coronavírus e a ômicron, como também das variantes BA.1, BA.4 e BA.5. A utilização da bivalente foi autorizada no Brasil para uso como dose de reforço.
A vacina bivalente pode ser utilizada nos grupos prioritários com intervalo igual ou maior a 3 meses da conclusão do esquema anterior, em pessoas a partir de 12 anos que façam parte dos grupos elegíveis.
CRONOGRAMA VACINA BIVALENTE
Veja abaixo o cronograma da campanha de vacinação com a bivalente contra covid-19 em Pernambuco:
Fase 1: pessoas a partir de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente;
Fase 6: População Privada de Liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas
NOVA VACINA COVID-19
A vacina bivalente contra covid-19 possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes da Pfizer. Para receber a aplicação da bivalente, todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra covid-19 e ter feito a última vacina monovalente há, pelo menos, quatro meses.
0 Comentários