Ad Code

Exclusivo: SAMU Serra Talhada já fez 10 mil atendimentos em 1 ano e 3 meses de abertura da unidade

 

Foto: Luciana Rêgo/Blog e Web Rádio Luciana Rêgo.

MATÉRIA EXCLUSIVA DO BLOG/WEB RÁDIO LUCIANA RÊGO.

Inaugurado no dia 7 de outubro de 2021, em Serra Talhada, pelo CIMPAJEÚ - Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Central de Regulação do Sertão de Pernambuco da 3ª Macrorregional Isivaldo Conrado de Lorena e Sá, já recebeu cerca de 13.919 solicitações e 10.232 atendimentos: em 2021 (de outubro a dezembro), 1.569 ; em 2022 (janeiro a dezembro), 7.993 e 2023 (janeiro), 670 (Segundo Marcele Fabrícia, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente), desde a inauguração até o dia 31 de janeiro de 2023, nos dez municípios contemplados - Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy, Petrolândia, Flores, Custódia, Carnaíba, Ingazeira e Itapetim. Os dados foram coletados ao Blog/Web Rádio Luciana Rêgo com a ajuda de coordenadores da unidade.

Renata Sousa, Coordenadora Assistencial do SAMU, disse ao Blog/Web Rádio Luciana Rêgo que qualquer pessoa que apresente dores no peito de aparecimento súbito; crises convulsivas (ataques e convulsão; situação de intoxicação ou envenenamento; surto psicótico; queimaduras graves; trabalho de parto com situação de risco; perda de consciência (desmaio); queda acidental; vítimas de colisão (carro e moto); sangramento e hemorragias; e crise hipertensiva, pode ligar para o 192 ou (87) 9.8835-7840. O último número também é WhatsApp.

Com isso, a pessoa será atendido preliminarmente por um TARM, que é um técnico que coleta os dados e o máximo de informação como local, queixa principal, nome, idade, cidade, entre outras informações relevantes para o atendimento, dependendo desses dados, os profissionais de saúde vão até o paciente realizar os procedimentos pré-hospitalar.

Entre essas ligações, a coordenadora ainda falou ao Blog/Web Rádio Luciana Rêgo sobre a quantidade de trote, que infelizmente é passado para a unidade, atrapalhando o trabalho dos profissionais de atender às pessoas que realmente necessitam. Segundo o relatório do SAMU, 4.570 pessoas já realizaram essa ação criminosa.

O SAMU, que já tem 1 ano e 3 meses de funcionamento em Serra Talhada, tem aproximadamente 163 profissionais, entre os setores administrativo, seguranças, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, e condutores-socorristas, segundo Everthon Mororó, do setor administrativo, e conta com Vinícius Machado, diretor-geral; Marcele Fabrícia, Coordenadora do núcleo de educação permanente; e Renata Sousa, coordenadora assistencial.

O BLOG/WEB RÁDIO TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NO TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO SAMU, clique aqui para ver.

Postar um comentário

0 Comentários


Fechar Menu