Foto: Imagem/Divulgação.
Oito a cada dez famílias terminaram o ano de 2022 endividadas no estado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE). O levantamento apontou que 81% dos consumidores do estado tinham alguma dívida em dezembro do ano passado. Esse número é o mais alto já registrado pela instituição, que pesquisa isso desde 2011.
Assim como em Pernambuco, o número de famílias com dívidas bateu recorde em 2022 no Brasil. No entanto, nacionalmente, o percentual de endividamento é menor: 77,9%. A pesquisa considera como endividamento dívidas com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, créditos consignado ou pessoal, carnês e financiamentos de carro ou de casa.
Anos anteriores Em 2021, o número de famílias endividadas em Pernambuco era de 79,8%, até então o mais alto percentual já constatado pela pesquisa da federação. De acordo com a Fecomércio, o percentual de consumidores do estado com dívidas vinha caindo entre 2014 e 2018, terminando este último ano em 64,6%, mas voltou a crescer desde então.
Inadimplência A pesquisa da Fecomércio também mostrou que: Em Pernambuco, três a cada dez famílias estão inadimplentes, com as contas atrasadas, percentual que se mantém desde 2020; Os mais impactados nesse grupo são as famílias de baixa renda, que ganham até dois salários-mínimos mensais, por causa do aumento do preço de produtos de despesas domésticas; No estado, 15,2% das famílias dizem não ter condições de pagar as dívidas em atraso, número que tem aumentado pouco a pouco desde 2019, quando o percentual era de 12,6%. |
0 Comentários