![]() |
| Foto: Ricardo Stuckert. |
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta segunda-feira (12). A cerimônia de diplomação, realizada em Brasília, foi conduzida pelo ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que entregou em mãos os certificados que habilitam Lula e Alckmin a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023, podendo exercer os mandatos conferidos pelo voto popular no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.
Visivelmente emocionado, Lula agradeceu aos mais de 60 milhões de brasileiros que o elegeram para seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto. Em seu discurso, o líder petista ainda relembrou o período em que esteve preso, em Curitiba, e pontuou diversas vezes que sua candidatura representou a defesa pela democracia. Ele também fez referência a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE nestas eleições, afirmando que “não faltou coragem” às instituições do Poder Judiciário, “que enfrentaram as ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular”.
Apesar de não citar nominalmente o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o líder petista fez diversas críticas ao governo federal e as manifestações antidemocráticas realizadas por bolsonaristas desde que venceu o pleito no dia 30 de outubro. Ele também declarou que diferente das disputas anteriores, às eleições de 2022 foram marcadas por duas visões de governo, em que de um lado estaria a chapa que queria reconstruir o país, com uma ampla participação popular. E, do outro lado, havia um “projeto de destruição ancorado numa indústria de mentiras”.
Assista à transmissão ao vivo:










0 Comentários